Portugal 2023: Ana Catarina Gomes de Carvalho | Enfermeira Saúde Mental e Psiquiátrica

Delegate: Ana Catarina Gomes de Carvalho

Affiliation: Enfermeira Saúde Mental e Psiquiátrica

Short Bio: Desempenho funções de enfermeira num centro de saúde na região norte do País, mais concretamente numa unidade de cuidados na comunidade, operacionalizando o Programa Nacional de Saúde Escolar em vários estabelecimentos escolares da zona de abrangência da Unidade de Saúde onde me encontro.
Trabalhamos em parceria com os Agrupamentos de Escola e desenvolvemos as atividades em conjunto face às necessidades sentidas no terreno.
São várias as áreas/ temáticas desenvolvidas pela equipa de Saúde Escolar e os Hábitos de Sono e Repouso tem sido uma prioridade nossa! Temos consciência da importância de sensibilizar a comunidade para este tema e de o tornar um assunto do dia-a-dia.

Activity: A atividade para este ano letivo 2022/2023 no Agrupamento de Escolas de Prado tem como alvo a comunidade educativa aluno: turmas do 6ºa no do 2º ciclo e turmas do 3º ano do 1º ciclo.
Nos dias 28/02/23 e 01/02/23 foi efetuado junto das 5 turmas de 6º ano, abrangendo cerca de 113 alunos, uma dinâmica/ jogo intitulado Poder do Sono baseado no programa da Philips simplyHealthy@schools. Os alunos forma divididos em 4 equipa e tinham de efetuar 4 tarefas abordando as seguintes temas: função do sono; dificuldade em adormecer; nº horas recomendadas de sono e conceito de Higiene do Sono. Ganha a equipa que acertar todas as tarefas em menor tempo. Levam para casa Diário Sono Semanal para preencher com os pais e atividades que efetuam até uma hora antes de dormir. Lançado o desafio de mudar alguma atitude/hábito que prejudique a qualidade do Sono. Dia 17/03/23 ficam de assinalar o dia na escola com trabalhos desenvolvidos pelos alunos/ docentes.
Na semana de 6 a 10/03/23 a equipa saúde escolar irá junto das turmas de 3º ano do 1º ciclo, abrangendo cerca de 124 alunos, realizar um jogo sobre 10 mandamentos do Sono – Não deixes que os ecrãs te tirem o Sono! Levam para casa para jogar com os pais “Um QuantosQueres” sobre Higiene do Sono.
Dia 17/03/23 ficam estes alunos juntamente com os docentes vão assinalar o dia Mundial do Sono na escola com trabalhos desenvolvidos por eles.

Location: Vila de Prado, Braga

Date of Activity: De 28/02/23 a 17/03/2023

Submitted by: Ana Catarina Gomes de Carvalho