Brazil 2024: Profa. Dra. Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle | Instituto de Neurociências e Tecnologia Dr. Márcio Ribeiro do Valle (IMRValle)

Delegate: Profa. Dra. Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle

Affiliation: Instituto de Neurociências e Tecnologia Dr. Márcio Ribeiro do Valle (IMRValle)

Short Bio: Profa. Dra. Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle – presidente de honra do Instituto de Neurociências e Tecnologia Dr. Márcio Ribeiro do Valle e membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar do Sono IMRValle, delegada da Sociedade Mundial do Sono (WSS). Psicóloga Clínica e Especialista em Psicologia do Sono (título de Notório Saber) pela Sociedade Brasileira de Psicologia ID Lattes: 2099068641896046.

Instituto de Neurociências e Tecnologia Dr. Márcio Ribeiro do Valle (IMRValle)
O grupo Interdisciplinar do IMRValle teve início no Hospital Central da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em São Paulo, tendo como Líder o Prof. Dr. Rubens Reimão, do Departamento de Neurologia da USP/SP, que introduziu as pesquisas de sono no Brasil. Atualmente o grupo situa-se no IMRValle (institutomrvalle.com). Já realizou inúmeros eventos, como: (https://www.youtube.com/watch?v=nKaw5ee8fKg – transmitido há 2 anos com 26,5mil inscritos e 5.6mil visualizações ou https://www.youtube.com/watch?v=En7ESHtjQ2o com 26,5mil inscritos e 931 visualizações em 10 meses ou https://www.youtube.com/watch?v=wiHbISSQ-9Q com 26,5 inscritos e com 1049 visualizações, transmitido em 19/11/21).

Activity: Público
O evento ocorreu online, dirigido a funcionários e profissionais de saúde e educação de Universidades, Prefeituras e Empresas de diversos Estados no Brasil e, até do Exterior, considerando que alguns palestrantes estão fora do país.

Objetivos
O objetivo geral voltou ser para “Oportunidade de sono a todos pela saúde global”, por isso, contamos com tradutores de Libras nas apresentações para a inclusão de pessoas surdas ao apresentar as questões de saúde global relacionada à qualidade de vida. Os objetivos específicos voltaram-se para a divulgação das recomendações chave da WSS, ou seja, para constatação de que “o sono é essencial”, é “multidimensional” e deve se voltar para “as disparidades na saúde do sono para melhorar a saúde das populações em todo o mundo”. Os temas foram separados em fases, durante a Semana do Sono: Mãe-bebê e Infância, Transtornos de Aprendizagem e o Sono, Sono na Adolescência, Sono em Adultos e qualidade de vida no trabalho e Sono de idosos. Sono e saúde também foram reunidos no foco pela Qualidade de Vida no Trabalho, que tem ignorado, frequentemente, a importância do Sono no Capital Humano de que se ocupam. Todos os temas foram abordados por profissionais de destaque acadêmico, trazendo as mais atuais abordagens sobre o sono e orientações práticas sobre como lidar com tais questões, alguns integrantes de um livro recentemente lançado: Perspectivas em Transtornos do Desenvolvimento Cognitivo-Comportamental, Linguístico e Social (Valle e Capovilla, São Paulo: Edições científicas Memnon, 2023). Alguns temas pouco abordados junto à questão do sono foram trazidos também: Equoterapia como agente facilitador do Sono, Sono e Autismo, Sono e Inclusão de Crianças na Leitura, Sono na Literatura Clássica, Mediação de Conflitos e o Sono, Sono e Qualidade de Vida no Trabalho, Sono na Perspectiva Sociológica, Sono de Idosos no Trabalho, Musicoterapia.

Descrição das Atividades da Programação
O TESOURO DO SONO
OPORTUNIDADES DE SONO A TODOS PARA A SAÚDE GLOBAL E QUALIDADE DE VIDA

11/03/24 – 2ª feira
19:00h às 19:20h – ABERTURA – BOAS VINDAS
Diretora do Evento do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar do Sono IMRValle, Delegada do Dia Mundial do Sono da WSS – Profa. Dra. Luiza Elena Ribeiro do Valle
O Dia Mundial do Sono é organizado pela World Sleep Society (WSS), uma organização sem fins lucrativos com sede nos Estados Unidos. O objetivo do Dia Mundial do Sono foi reunir profissionais de saúde do sono para discutir e distribuir informações sobre o sono em todo o mundo, visando saúde global.

19:20h às 19:50h – SONO MÃE-BEBÊ
A importância de uma visão transdisciplinar no sono da díade mãe-bebê desde a gravidez

Profa. Dra. Vera Cristina Alexandre de Souza
Graduada em Fonoaudiologia (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Universidade de Brasília), Mestre em Clínica Fonoaudiológica e Distúrbios da Comunicação (Pontifícia Universidade Católica – São Paulo), Doutora em Ciências da Saúde (Universidade Federal de Minas Gerais), Certificação em Fonoaudiologia do Sono (Associação Brasileira do Sono), Fonoaudióloga Clínica

Rúbia Infanti
Graduada em Psicologia (Universidade Metodista de São Paulo). Mestre e Doutora em Psicologia (Universidade de Paris com tutela com a Universidade Federal de Minas Gerais). Psicóloga do Centro Médico-Psychologique no Étabilisse et Servisse d’aide para le travail e Hospital Psiquiátrico em Paris, região parisiense. Psicologia Clínica.

Thyene de Vilhena
Graduada em Medicina (Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais), com Residência em Ginecologia e Obstetrícia na Maternidade Odete Valadares (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais).

Resumo
O sono é um comportamento complexo e fundamental para o desenvolvimento saudável do ser humano desde a gestação e é consequentemente influenciado pela qualidade do sono da mãe. Por se tratar de um aprendizado, o sono precisa ser visto de maneira integrada e transdisciplinar. Trataremos dos aspectos fisiológicos do sono da gestante, do ciclo circadiano fetal aliando a eles alguns conceitos da linguagem como a prosódia. Graças ao conhecimento científico sobre os meios utilizados pelo adulto para ninar o bebê, é possível assim obter uma melhor compreensão desta temática.

SONO INFANTIL

19:50 às 20:10h – Transtornos de Insônia, Terror Noturno e Pesadelos no pré- escolar
Profª Me. Carmem Alcântara
Psicóloga graduada pelo Instituto de Psicologia USP e Psicanalista. Mestrado em Ciências pela Faculdade de Medicina USP. Certificada como Psicóloga do Sono pela Associação Brasileira do Sono (ABS).

Resumo
O sono é uma função psicobiológica essencial ao ser humano e uma das mais frágeis, porque eventos internos e externos ao organismo facilmente o perturbam. Os Transtornos de sono na Infância trazem consequências para vários sistemas do indivíduo como o metabólico, elevando a produção da grelina (hormônio da fome), diminuição da leptina, relacionada à saciedade; aumento do cortisol relacionado ao estresse e ansiedade, inibição ou diminuição da melatonina, responsável por introduzir o sono, afeta o hormônio do crescimento, afeta o sistema imunológico, funções respiratórias e diminui a capacidade de memorização e aprendizagem. Assim, é importante falar dos Transtornos do Sono e indicar alguns cuidados.

20:10h às 20:30h – Sono e Apneia Obstrutiva do Sono: um olhar fonoaudiológico e um alerta ao respirador oral
Profª Drª Milene Maria Bertolini
Doutora em Ciências Médicas, Unicamp. Mestre em Ciências Médicas na Área de Neurologia, Unicamp. Especialista em Motricidade Oral e em Sono pela UNIFESP. Certificada em Fonoaudiologia do Sono (ABS). Especialista em Deformidade Craniofacial, Fissura Labiopalatina e Síndromes Associadas — Hospital Defeitos da Face, SP; Specialist in Craniofacial Disorder — Montefiore Medical Center and Albert Einstein College of Medicine, New York, EUA. Specialist in TMJ Disfuction and Facial Pain, Dental School, University of Bristol, Oral Biology, Bristol, EUA

Resumo
O sono é um reparador fundamental para uma qualidade vocal adequada e quando isso não ocorre surgem alterações no comportamentais e cognitivas com redução na projeção vocal. Alteração na oxigenação cerebral interfere na atenção, na percepção auditiva e alterações na linguagem. Prevenir a respiração oral na infância permite minimizar a chance de manifestação de Ronco e Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) no adulto, promovendo mudanças na ocorrência desta grave doença, crônica e de alta prevalência na população mundial.

12/03/24 – 3ª feira
TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E O SONO
19h às 19:20h – Os processos cognitivos do sono e a aprendizagem de pessoas com
Transtorno do Espectro do Autismo
Prof. Dr. Eduardo L. Ribeiro do Valle
Neurologista, Neurofisiologista, Mestre em Medicina (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, PT), Doutorando em Neurociências (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto). Membro titular da Academia Brasileira de Neurologia, Professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário das Faculdades Associadas – São João da Boa Vista, Diretor da Clínica do Sono – SonoNeuro, Membro da Academia Portuguesa de Medicina.
Profa. Cátia E. R. Valle
Possui graduação em Psicologia e Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-graduação em Neuropsicologia. Atua como psicóloga com ênfase em envelhecimento, sono e memória na Clínica Sono & Neuro.

Resumo
O sono é um importante mecanismo fisiológico para manutenção de diversas funções do organismo, como a consolidação da memória, conservação de energia e secreção de hormônios que interferem na aprendizagem e na disposição psicossocial. Embora alguns estudos demonstrem que os Distúrbios do Sono (DS) são frequentes no Autismo, ainda pouco se conhece sobre a relação Sono e Autismo. O objetivo da pesquisa que apresentamos neste capítulo foi investigar parâmetros de ritmo sono-vigília em pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e seu impacto na vida diária, visando fornecer dados para a melhora da qualidade de vida destes indivíduos.

19:20h às 19:40h – O desempenho escolar na “síndrome da bela adormecida”: a narcolepsia infantil
Profª Drª Clara Odilia Inocente
Médica veterinária. PhD em Pesquisas Clínicas e Neurociências pela Universidade de Lyon (França). Mestre em Ciências Cognitivas e Ergonomia pela Universidade de Bordeaux (França). Consultora em automatização de teste de tecnologia de informação. Membro do Grupo de Pesquisa Avançada em Medicina do Sono (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Engenheira de Pesquisa e Testes do Groupe Crédit Agricole, FR.

Resumo
Narcolepsia é um distúrbio nurológico raro que afeta o sono de adultos e, principalmente, de crianças. O principal sintoma é a sonolência diurna excessiva, como sintoma mais severo e limitante, e também pode apresentar cataplexia, que é a perda repentina e involuntária do tônus muscular. O impacto neurocognitivo da narcolepsia no desenvolvimento escolar ocorre com problemas de memória, funções cognitivas, humor, sintomas depressivos e déficits de atenção e hiperatividade (TDAH). O atendimento psicossocial é fundamental, assim como a cooperação com a família e professores. O diagnóstico precoce e o tratamento pluridisciplinar adequado podem proporcionar melhora significativa no desempenho acadêmico e nos problemas soiais.

19:40h às 20h – Efeitos da Equoterapia como Agente facilitador do Sono
Profª Drª Eliani L.V. Gomes
Pedagoga; Especialista em Equoterapia, Psicomotiricidade, Educação e Psicopedagogia; Doutoranda em Letras; Mestre em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Máster Universitario en Investigación Social Aplicada al Medio Ambiente – Universidad Pablo de Olavide -Sevilla – España; Certificação no cadastramento do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação em Direitos Humanos – SER/DH

Prof. Dr. Sidney Gomes
MD MSc PHD UFJF – INDC – USP – UNICAMPI – UFRJ Membro Titular da ABN-AAN-ENS–ABMMSBCM-LACTRIMS-BCTRIMS; Neurologista; Medicina Interna; Chefe do Serviço de Neurologia do Complexo Hospitalar da Real e Benemérita Sociedade de Beneficência Portuguesa Serviço reconhecido pelo MEC e Academia Brasileira de Neurologia Centro de Referência em Doença Desmielinizante reconhecido pelo BCTRIMS e LACTRIM

Resumo
Nesta revisão de literatura é evidenciada a abordagem da educação psicomotora e as especificidades neurológicas, para entendimento dessa intervenção terapêutica, de suas influências e resultados, que incluem alterações positivas no sono, em consequência da natureza do processo. Durante as sessões, o cavalo atua como agente cinesioterapêutico, facilitador do processo ensino-aprendizagem da leitura e escrita, na inserção ou reinserção social desses alunos, sendo-lhes exigida a participação do corpo inteiro, permitindo, assim, o preenchimento de lacunas no seu desenvolvimento. As emoções são elementos inseparáveis da condição de ser humano, e temos o sistema límbico, também chamado lobo das emoções, constituído por uma série de elementos. No hipocampo (um de seus elementos) há uma ligação estreita com a motricidade, haja vista que ele é essencial para a aquisição de novas memórias e para o aprendizado. As constantes informações proprioceptivas, promovidas no corpo do praticante pelos movimentos multidirecionais provocados pelo cavalo, são percebidas e interpretadas por seus órgãos sensores de equilíbrio e postura, melhorando sua expressão corporal com resultados observados no sono.

20h às 20:30h – Transtornos de Aprendizagem, Avaliação do Sono Infantil e Intervenção através do Sono na Aprendizagem e Inclusão
Profª Drª Luiza Elena Ribeiro do Valle
Presidente de honra do Instituto de Neurociências e Tecnologia Dr. Márcio Ribeiro do Valle, Psicóloga Clínica e Especialista em Psicologia do Sono (título de Notório Saber) pela Sociedade Brasileira de Psicologia. Neurocientista pela Emil Brunner University – Flórida (EBWU). Doutora em Psicologia pelo Departamento de Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP/SP). Autora e organizadora de livros e eventos sobre Psicologia e Sono.

Resumo
A avaliação de competências psicopedagógicas e do sono de crianças na Educação Infantil tem como objetivo contribuir na prevenção de problemas no início da aprendizagem da leitura e escrita, permitindo a inclusão social e o cuidado precoce adequado. Seguindo, por esse caminho, é preciso intervir de acordo com as necessidades observadas, considerando, todos os alunos, com ou sem necessidades especiais, devem ter oportunidade real de aprender. O Livro de Sono Infantil “O tesouro do Sono”, escrito pela Profa. Dra. Luiza Elena Valle, Scortecci Editora, Sâo Paulo, 2019 aponta a dificuldade atualmente enfrentada pelos pais ao colocarem os filhos para dormir, devido ao excesso de estímulos ambientais que povoam o momento de relaxamento que antecede ao sono. O filho embarca numa aventura imaginária e descobre as consequências da privação do sono, uma prisão no esgotamento físico e mental. Para salvá-los ele precisa encontrar o tesouro do sono. As moedas do tesouro, que são a chave para alcançarem a liberdade, trazem impressas mensagens de Higiene do Sono. O menino acorda feliz e conta aos pais que descobriu o Tesouro do Sono. Os personagens do livro, representam um grupo de diversidade chamado: Turma do Futuro Verde. O livro é escrito com frases curtas para estimular o gosto pela leitura em crianças em início de alfabetização e tem sua apresentação em 3 idiomas, visando despertar curiosidade cultural e favorecer aqueles que se encontram em situação de imigração. O livro foi distribuído no formato de e-book pelo link: https://heyzine.com/flip-book/a68481e99e.html e no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=LKPKWGCpWwUE

13/03/24 – 4ª feira
SONO NA ADOLESCÊNCIA
19h às 19:20h – Revisitando a literatura sobre insônia e sonolência diurna na adolescência
Profa. Dra. Célia Regina da Silva Rocha
Psicóloga. Especialização em Psicologia Clínica, e Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente (Universidade Estadual de Campinas). Psicóloga na área do Sono (Associação Brasileira do Sono). Docente adjunto II, Coordenadora do Projeto Esporte Brasil, São Paulo. Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa e Comitê de Ética (Universidade Cruzeiro do Sul).

Dr. Marcelo L. Ribeiro do Valle

Médico, Especialista em Cardiologia, formação em Medicina, pela Universidade Federal de São Paulo. Pós-Graduação em Medicina do Sono pela UniBF. Pós-graduação em Medicina do Trabalho, Universidade São Camilo. Pós-graduação em Cardiologia, UNIFESP-EPM. Graduação complementares em Ecodopplercardiografia (Hospital das Clinicas-USP, Ergometria (UNIFESP–EPM. Eletrocardiografia (UNIFESP-EPM). Diretor da Clínica do Sono da Interclínica Ribeiro do Valle, Poços de Caldas.

Resumo
A necessidade e a duração adequada das horas de sono é singular para cada pessoa, mas é de suma importância para a saúde dos adolescentes, e consideramos que é preciso fazer recomendações mínimas sobre a quantidade de horas de sono necessárias para melhor qualidade de vida e para o aproveitamento e rendimento escolar dos indivíduos dessa faixa etária. Adolescentes, pais e professores nem sempre são informados sobre a importância da manutenção das horas de sono. O ato de dormir é fator essencial para o desenvolvimento humano e para as suas
condições de saúde física e mental. Por desconhecerem os benefícios advindos das horas de sono saudável e seus efeitos negativos para o desempenho escolar, a realização de suas atividades, cansaço e indisposição ao longo do dia, é imprescindível ampla informação sobre o assunto.

19:30h às 19:50h – Distúrbios do Sono em Estudantes Universitários
Profª Drª Nancy Julieta Inocente
Graduação em Psicologia e Serviço Social. Especialização em Psicoterapia Clínica Comportamental (PUCC). Especialista em Psicologia Clínica (Conselho Federal de Psicologia). Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas. PósDoutorado em Ciências da Saúde (Universidade Federal de São Paulo).

Resumo
O sono possui função restaurativa, de conservação de energia, de proteção à saúde, de recuperar e secretar o hormônio do crescimento e de desempenhar um papel primordial nos mecanismosda aprendizagem e da memória. As dessincronizações produzidas por mudanças em jornadas de trabalho ou estudo se manifestam com o surgimento de distúrbios do sono, sensação de mal estar, complicações gastrointestinais, alterações no humor, diminuição da atenção e baixo de
sempenho escolar. A má qualidade do sono e a curta duração do sono entre estudantes universitários podem ser atribuídas à excessiva carga acadêmica, horário de início de aulas para o período diurno e de término de aula no período noturno, uso de computadores, jogos e redes sociais utilizados no período noturno, hábitos e pouco conhecimento sobre a higiene do sono por parte dos estudantes, professores e gestores acadêmicos.

19:50h às 20:10h- O Sono do Adolescente e Seu Impacto na Comunicação Oral
Profa. Patrícia Cancian Cagnani
Fonoaudióloga clínica. Mestre em Fonoaudiologia Clínica – PUC-SP. Especialista em Voz e Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Certificada em Sono pela Associação Brasileira de Sono.

Resumo
A competência comunicativa do adolescente depende, dentre outros fatores, da qualidade de seu sono. Os parâmetros comunicativos relacionados à má qualidade do sono podem ser marcadores importantes na prevenção de situações de risco e acidentes, e mais tarde na vida adulta, manifestados no ambiente de trabalho

20:10h às 20:30h- A Questão do Sono e da Insônia em Shakespeare (Macbeth, Hamlet, Júlio Cesar, Romeu e Julieta, Henrique IV, Sonetos, A Tempestade, Much Ado About Nothing, Cymbeline).
Prof. Dr. Fernando César Capovilla

Psicólogo. Mestre: Psicologia de Aprendizagem e Desenvolvimento, Universidade de Brasília. Ph.D.: Experimental Psychology, Temple University of Philadelphia, com medalha de Outstanding Achievement Award pela Pennsylvania Psychological Association. Livre Docente em Neuropsicologia pelo Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo, com tese em Dicionarização de Libras. Membro titular do Conselho Nacional de Educação. Doutor Honoris Causa em Educação. Chefe Laboratório de Neuropsicolinguística Cognitiva Experimental (Lance), Lab. Tecnologia e Reabilitação Cognitiva, Centro Clínico em Distúrbios de Comunicação e Linguagem do IPUSP. Coordenador nacional de inclusão e alfabetização da Capes. Presidente da Comissão de Alfabetização do Conselho Nacional de Alfabetização. Coautor do RENABE: Relatório Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências.
Resumo
O trabalho aborda as produções de Shakespeare analisando e interpretando as características da Insônia e Transtornos Psicológicos relacionados nessas geniais obras inglesas, com profunda realidade e sensibilidade ao descrever o sofrimento envolvidos nos Transtornos do Sono.

14/03/24 – 5ª feira
SONO NO ADULTO E A INFLUÊNCIA EM SUAS ATIVIDADES
19:00h às 19:30h – Apneia do Sono e outros Distúrbios do Sono frequentes em Adultos
Drª Jaqueline de Moraes
Médica graduada pela UFRJ Otorrinolaringologista pelo HFL Pós-graduação em Medicina do Sono pela UFRJ

Resumo
São apontados e descritos Distúrbios do Sono frequentes em Adultos, destacando a Apneia do Sono e suas características e consequências. Alguns instrumentos de avaliação do sono são disponibilizados para que as pessoas se conscientizem dos Transtornos do Sono e entendam a necessidade de buscar avaliação especializada e de seguir o tratamento, quando necessário, explicando a necessidade.

19:30h às 20h – Sono e Estresse
Profª Drª Nancy Julieta Inocente
Graduação em Psicologia e Serviço Social. Especialização em
Psicoterapia Clínica Comportamental (PUCC). Especialista em Psicologia Clínica (Conselho Federal de Psicologia). Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado em Ciências da Saúde (Universidade Federal de São Paulo).

Resumo
O cenário atual demonstra que várias mudanças ocorreram na organização das jornadas de trabalho com a ampliação de horas operacionais, às quais se atrelam trabalhos à distância, após o horário previsto, o que pode comprometer a saúde do sono do trabalhador. Medidas preventivas deverão ser incorporadas na promoção da saúde quanto ao estresse ocupacional e à depressão no ambiente de trabalho.

20h às 20:30h – Importância da Mediação de Conflitos nas Relações Funcionais Escolares.
Profa. Silvana Cordeiro Felipetto
Advogada, Mediadora de Conflitos e Cientista de Dados; Founder do Instituto de Mediação e Arbitragem Alleanza; Doutora Honoris Causa em Advocacia e Mediação de Conflitos em âmbito judicial pela Emil Brunner World University (EBWU); MBA em Data Science e Analytics pela Universidade de São Paulo (USP); Certificação em Mediação de Conflitos Avançadas pela Estudiar in Buenos Aires; Mediadora judicial inscrita no Conselho. Nacional de Justiça – CNJ e Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG; Laureada com a chancela maior de reconhecimento na área de Educação – Projeto Erasmus+ (Cap Sur L’ecole Inclusive).

Resumo

A mediação de conflitos é uma ferramenta sensível às necessidades específicas de diferentes perfis neurodivergentes. Aliada à cultura maker enquanto abordagem educacional e observa-se a eficácia da resolução de conflitos no âmbito escolar, contribuindo como estímulo positivo nos relacionamentos psicossociais, promovendo o bem estar e favorecendo um ambiente saudável para o sono.

15/03/24 – 6ª feira
SONO E Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho!
19:00h às 19:20h – Sono e Trabalho: uma perspectiva sociológica
Prof. Edson Miranda Martins
Especialização em Metodologia do Ensino de Sociologia e Filosofia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais, Brasil. PEB III da Fundação Instituto de Educação de Barueri, Brasil
Resumo
Do ponto de vista fisiológico o sono remete a diferentes estados de consciência. É um momento de relaxamento necessário para a recuperação física do corpo. Já na perspectiva sociológica o sono e o consequente hábito de dormir estão associados às diversas mudanças comportamentais ocorridas ao longo da história humana. Da Pré-História à Era Tecnológica a rotina do sono moldou as sociedades humanas. Os primeiros hominídeos dormiam pouco e uma das possíveis causas para isso seria o medo e a necessidade de estarem alertas contra a ameaça de predadores. Na Idade Média o sono bifasico – em duas etapas – passou a ser uma prática comum até que com a Revolução Industrial e o surgimento da iluminação artificial o ato de dormir passou a ser modulado pelas atividades do trabalho cotidiano.

19:20h às 19:40h – Sono e Qualidade de Vida no Trabalho: contextos históricos e do idoso
Prof. Ms. Aguinaldo Aparecido Neri
Psicólogo; Mestre em Administração de RH(Metodista) e Consultor de Recursos Humanos. Trabalha há 50 anos como profissional de RH em grandes empresas e em Consultoria. Implementou programas de Qualidade de Vida no Trabalho, Gestão do Clima Organizacional e de programas coletivos e individuais de desenvolvimento pessoal continuado e transição para a aposentadoria. Foi docente e gestor universitário na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, por 45 anos.

Resumo
Por um ambiente de trabalho “age friendly” para os idosos e à velhice: o manejo do sono. Esta apresentação pretende mostrar a dimensão do segmento de pessoas idosas que envelhecem e continuam trabalhando. Pretende, também, mostrar que o sono é um dos fatores da saúde do idoso influenciáveis pelas condições do trabalho e destacar alguns deles. Ela sugere que as ferramentas e metodologias usadas nos programas de melhorias na Qualidade de Vida no Trabalho podem ajudar na criação de um ambiente de trabalho “age friendly” para os idosos e prevenir problemas de sono de forma participativa, entre os trabalhadores, as empresas e as lideranças destas empresas. Mudanças planejadas em fatores tais como horários de trabalho, qualidade do ambiente e estilo de liderança dentre outros focos de ação da QVT podem ter efeito preventivo na relação dos trabalhadores idosos com o sono. Uma recomendação essencial, talvez seja a de que as empresas devam assumir que os problemas de sono para os trabalhadores idosos podem ser influenciados pelas condições de trabalho e incluir este tipo de atenção nos seus planos de saúde e programas de Qualidade de Vida.

19:40h às 20h – Qualidade de vida no trabalho: como o trabalho interfere nos hábitos de Sono
Profª Drª Ana Cristina Limongi-França
Coordenadora da FIA Business School, nas áreas de Mental Health, Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho, Comportamento Organizacional, Sobrecarga do Trabalho Virtual, Soft Skills, Práticas de Recursos Humanos, entre outros. Psicóloga Organizacional e do Trabalho, com Mestrado na PUCSP, MBA na POLI/USP, Doutorado na FEA/USP, aperfeiçoamento na Harvard Business School CPCL. Professora Titular Sênior e Ex-pro-Reitora da Universidade de São Paulo. Membro e ex-presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática, membro fundadora e conselheira da Associação Brasileira de Qualidade de Vida. Membro da ABERGO, RIPOT e SBPOT. Acadêmica da Academia Paulista de Psicologia e da Academia Brasileira de Qualidade. recebi o título de “Cientista do Clima 2023” durante os eventos da ONU UNGA78 em NYC, em setembro de 2023. Autora de livros e capítulos.

Resumo
Embora tenhamos focado nosso tema no sono e seus distúrbios na adolescência, fase permeada por significativas transformações físicas, hormonais, emocionais. O sono também sofreu alterações importantes. Nesse sentido, acreditamos que a precocidade no processo de conscientização dos adolescentes, quanto a importância do sono em sua vida e no desempenho das atividades sociais e acadêmicas, mas pensando que que esse jovem em breve estará adentrando o mundo do trabalho. Estando consciente da manutenção de uma adequada higiene do sono, poderá obter além da boa qualidade de vida, melhores condições para desenvolver suas atividades profissionais de forma saudável e exitosa.

20:00h às 20:20h – Impacto do Sono na Qualidade de Vida dos Individuos Adultos em Situação de Trabalho

Prof. Dr. Henrique Veloso
Doutor em Administração pela FEA/USP. Professor Adjunto IV na PUC Minas. Coordenador do curso de Graduação em Administração da PUC Minas Virtual desde 2022, coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu MBA em Gestão Avançada de Pessoas da PUC Minas em Poços de Caldas desde 2001.

Resumo
Temos um objetivo comum neste evento que é a conexão de nossas falas com o sujeito que se insere em no mundo em que precisa subsistir materialmente. E essa materialização da subsistência se dá por meio do trabalho. Neste sentido, enxergando o ser adulto que produz e que precisa de mais do que subsistir materialmente, mas viver com qualidade de vida, deixamos um questionamento para cada uma das falas que aqui será produzida:
Qual é o impacto das suas considerações de sua fala sobre o sono na qualidade de vida dos indivíduos adultos em situação de trabalho?
Agora, finalizando, fica clara tangência entre a vida dentro e fora do trabalho e como a relação com estresse é intensa nos dias atuais. É recomendada a construção saudável de hábitos presentes na higiene do sono, desde a infância. Tal constatação parece obvia, mas é muitas vezes ignorada no contexto diário. Em essencial, o foco da gestão de pessoas é a produtividade imediata, chegando a existir uma cultura que supervaloriza o modelo antigo de produtividade. Na empresa que reconhece o valor do capital humano como produtor de conhecimento, criatividade – a prática do trabalho se relaciona à produção de conhecimentos, não a movimentos, apenas. E para que essa entrega aconteça é indispensável a Qualidade de Vida no Trabalho, onde o indivíduo se sente valorizado, com desejo de realizar o seu trabalho e isso acontece quando há satisfação pessoal ou o não adoecimento pelo desequilíbrio sono-vigília.

Profª Drª PhD. Luciane Mello
Otorrinolaringologista. Especialista em Medicina do Sono e Cirurgiã do Sono, UFRJ e Hospital Federal da Lagoa, Rio de Janeiro- RJ
A privação do sono ou o sono sem qualidade impacta, não apenas no trabalho, mas na vida, atinge a saúde física e emocional, portanto, em relação à QVT, o sono reparador é indispensável.

Drª Luiza Elena Ribeiro do Valle
Pesquisadora do Sono do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo desde 2010. Honarable Mention in Neurocience pela Emil Brunner University – Flórida (EBWU). Doutora em Psicologia pelo Departamento de Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP/SP). Mestre em Psicologia Educacional pela Pontifícia Universidade de Campinas (PUCC). MBA em Gestão Executiva em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Faculdade Integrada (AVM). Extensão em Competências Gerenciais pela Fundação Getúlio Vargas. International Couch pela Lambent do Brasil. Autora e organizadora de livros e eventos sobre Psicologia e Sono.
O sono interfere na aprendizagem em qualquer idade, assim como no desempenho de alunos, em qualquer nível de estudos ou aperfeiçoamento. Os professores e familiares precisam prevenir e cuidar do estresse, que as pesquisas evidenciam em níveis aumentados, causando doenças e prejudicando o desempenho e o relacionamento psicossocial satisfatório.

20h às 20:20h – A influência da música na qualidade do sono e da vigília
Profaª Rosana Santos Rocha
Bacharel em musicoterapia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Terapeuta Integrativa e complementar, há 25 anos. Escritora premiada, Pesquisadora acadêmica desde 1994.
Compôs uma música para o evento O tesouro do sono com Laura dos Santos Fernandes:
https://drive.google.com/file/d/1e5dTsu8qgkC4dsXgSA-8ss0-HcqqpGSa/view
NAGE DES RÊVEURS (NADO DOS SONHADORES) SIMBOLIZA O “NADO” AS VIAGENS E AVENTURAS QUE TEMOS ENQUANTO DORMIMOS BOM SONO E LINDOS SONHO. Vídeo de Rosana Rocha

Resumo
A musicoterapia trouxe à luz as qualidades terapêuticas da música e de seus elementos, então como podemos utilizá-la a nosso favor para viver e dormir melhor? De que forma o ritmo, a melodia, o andamento da música podem influenciar o nosso dia a dia? As pesquisas recentes em Neurociências nos auxiliam a compreender melhor como as frequências podem influenciar o nosso bem-estar. O processo do sono pode ser beneficiado pelo uso criterioso da música, dos sons e dos elementos musicais, como apresentaremos nas atividades que também poderão ser realizadas depois.

Palestra Magna – O cérebro sonhador
Dr. Fructuoso Ayala Guerrero.
Investigador Titular “C”, tiempo completo | Estudios de Licenciatura: Maestría y Doctorado: Universidad Nacional Autónoma de México | ESTUDIOS EN EL EXTRANJERO: Especialidad en Neurofisiología: Departamento de Medicina Experimental. Facultad de Medicina, Universidad de Lyon, Francia (1974) | ESTANCIA POSTDOCTORAL: Departamento de Fisiología, Facultad de Medicina Universidad de París, Francia, 1976 | Miembro del Sistema Nacional de Investigadores. | Área de investigación relacionada con las neurociencias en general y con el estudio experimental del sueño y sus trastornos | Pionero del Estudio del Sueño en México.Proyecto en curso:Trastornos del sueño y alteraciones neuropsicológicas y conectividad cerebral en pacientes con trastornos del espectro

Location: Online – https://www.youtube.com/watch?v=IBh8EW7rkHY&list=PLt78T5_KLriNWqL4YxuicQvtzM4tWSIFf&index=4 Poços de Caldas- Minas Gerais

Date of Activity: 11 a 15 de Março de 2024

Submitted by: Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle